Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.
Avaliação Psicológica
São utilizados os procedimentos de entrevistas com o paciente, familiares, cuidadores (estruturadas e semi-estruturadas), questionários, escalas, testes padronizados (autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia), relatórios (médicos, escolares, pedagógicos etc.), laudos de exames complementares (se necessário) e observação clínica.
Através de uma sessão devolutiva, o paciente deve ser informado dos resultados da Avaliação, sua Conclusão e possíveis encaminhamentos. O objetivo é sanar as dúvidas e orientar para que o laudo (clínico ou não) possa ter cumprido o seu objetivo.
A Avaliação Psicológica pode ser para fins clínicos, admissionais/demissionais, concursos, periciais. Pode ser usado em processo de seleção para mudança de cargo em profissionais já efetivados. Deve ser solicitado um profissional específico, equipes multidisciplinares ou autoridades.
“Qual a diferença entre avaliação psicológica e testagem psicológica?
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.”
Quer saber mais? Entre em contato
#avaliacaopsicologica #personalidade #atencao #memoria #inteligencia #organizacional #processoseletivo #rh #empresas #escola #htp #pfister #palografico #tepic #ac15 #g36 #bpa #d2R
Fonte:
https://www.ufrgs.br/e-psico/etica/temas_atuais/avaliacao-psicologica-texto.html
https://crp13.org.br/regulacao-da-profissao/avaliacao-psic