Explica Neuro
1 - O que é desenvolvimento infantil?
“O conceito básico de Desenvolvimento é o de mudança dinâmica ao longo do tempo em resposta á experiencia, mas não apenas de mudanças, mas também de continuidade/estabilidade. O conceito de desenvolvimento cognitivo se refere aos processos de maturação de habilidades de um indivíduo desde a infância até a adolescência. Desenvolvimento Cognitivo também se refere à evolução do conhecimento e do pensamento. E de forma importante, o desenvolvimento cognitivo está atrelado ao desenvolvimento cerebral. (Malloy-Diniz et al in Avaliação Neuropsicológica 2ª edição p.206) “
Podemos entender que o Desenvolvimento é um processo contínuo e dinâmico e que é importante a estimulação de acordo com a idade do sujeito.
2 - Mas cada criança não tem o seu tempo?
Sim, é claro, cada criança é única. O que devemos observar são os MARCOS DO DESENVOLVIMENTO, que são etapas as quais todas as crianças têm que ter uma evolução esperada cronologicamente.
Por exemplo, no Desenvolvimento da Linguagem no período de 0 a 12 meses a criança está na etapa de pré-Linguagem (balbucios); entre os 12 e 30 meses (sintaxe primitiva) a criança começa a combinar 2 palavras (ex: nenê mimi). A expressão gramatical é dos 30 e 36 meses com surgimento de frases e aos 36 e 42 meses a criança já começa a falar mais de uma oração (usando os verbos “ser” e “estar”); as últimas aquisições são aos 54 meses. Aos 5 anos a criança já domina o sistema gramatical.
Então se há um atraso nessas etapas é importante uma Avalição pois o diagnóstico precoce é muito importante em todos os casos. Os MARCOS DO DESENVOLVIMENTO abrangem etapas importantes da evolução da criança como aquisição da fala, andar, coordenação motora, aprendizagem.
Referência: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM – 4 etapas (David Crystall,1981)
3 - O que são as dificuldades escolares?
Algumas crianças podem apresentar difícil adaptação na escola, baixo rendimento que não seja necessariamente um transtorno de Aprendizagem (o qual deve ser preenchido uma série de critérios médicos). Deve ser avaliado numa Avaliação Neuropsicológica todo o contexto da criança desde a relação familiar até o ambiente escolar. Devemos analisar em quais matérias a criança não vai bem, se é uma questão de foco atencional (quais são os distratores presentes em sala de aula, relação com os professores), se há problemas de coordenação motora (dificuldade de segurar o lápis), problemas de acuidade visual (um exame com o oftalmologista pode identificar a necessidade de uso de óculos), etc.
4 - Transtornos de aprendizagem
Os Transtornos de Aprendizagem (TAs) podem afetar cerca de 3 a 5% das nossas crianças em idade escolar. Eles podem ser divididos em: Disgrafia (prejuízos nos processos ortográficos) , Dislexia (codificação de palavras, leitura e soletração), Transtorno da aprendizagem da linguagem oral e escrita (aprendizagem da linguagem oral e em seguida o uso da linguagem oral para aprender a linguagem escrita); Discalculia (prejuízo no acesso de conteúdos de matemática). Então se seu filho tem dificuldades de aprendizagem, através de uma avaliação é possível identificar suas potencialidades (forças) e dificuldades (fraquezas), e planejar uma intervenção (tratamento) para melhorar seu aprendizado.
Aqui vamos falar um pouco sobre temas importantes da Neuropsicologia. Envie a sua pergunta que em breve será respondida. Digite aqui a sua pergunta ou dúvida.