IMATURIDADE OU TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR?
Muitos pais pensam que sua criança pode ter o TOD (transtorno opositor desafiador) por causa de um comportamento irritado e agressivo. Para isso é preciso uma Avaliação Neuropsicológica. Veja, qualquer avaliação deve ser muito criteriosa e deve ser interdisciplinar (neuropediatra, psicólogo (a), Neuropsicólogo (a), entrevista com os pais, ter relatórios da escola, observação clinica). O comportamento da criança deve-se repetir em todos os ambientes. O transtorno implica em um comportamento extremo, muito exaltado; veja a seguir:
.
– Discussões todos os dias com pais, irmãos, colegas da escola, na sala de aula, com professores
– Hostilidade com tudo e todos (não é algo pontual, tem que ser constante)
– Pessimismo (vê tudo de uma forma negativa, de não conseguir realizar, desmotivado)
– Comportamento vingativo (por qualquer motivo)
– Ataques de fúria (comportamento difícil de controlar)
– Predominância de agressividade (não tem muita alteração de humor)
– Outros.
.
Entendam, não é pontual. Para pensar na possibilidade de Transtorno tem que ter duração de pelo menos 6 meses os sintomas. O tratamento é: psicoterapia, medicação e suporte escolar (apoio, abertura para dialogo, separar o aluno de outros também considerados com comportamento ruim, que possa influenciar outros; engajar o aluno em tarefas e trabalhar a sua socialização)
===DIFERENÇA ENTRE IMATURIDADE E TOD
“A imaturidade está intrinsecamente ligada a um quadro de desobediência e é justamente nesse aspecto que as diferenças ficam evidentes entre o ser imaturo e o TOD. A distinção entre a desobediência e o TOD está na intensidade, uma vez que a primeira situação ocorre em determinados momentos e a segunda em praticamente todos.” (FONTE: Neurosaber).
Em relação a desobediência devem ser analisados os estilos parentais, as formas como os pais educam seus filhos. Em caso de inconsistencias isso pode influenciar se a criança se impõe ou não.
===QUER SABER MAIS SOBRE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA? Entre em contato pelo chat que posso te explicar